O Hospital de Clínicas de Porto Alegre retomou na manhã desta sexta-feira (1º) a realização das cirurgias eletivas, aquelas que são feitas com data marcada e não são urgentes. O serviço foi suspenso na segunda-feira devido à falta de insumos causada pela greve dos caminhoneiros. Os procedimentos não foram realizados na terça-feira (29) e quarta-feira (30).
O hospital não informou o número de procedimentos afetados. A orientação para quem teve a cirurgia cancelada é que ligue para o Clínicas e reagende o procedimento. O número é (51) 3359-8000.
Nos demais hospitais da Capital, a situação está normalizada. No interior do Estado, segundo a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado, a situação também começa a se normalizar — cerca de 10% das 269 instituições mantém algum tipo de restrição nas cirurgias eletivas. São os casos do Hospital de Sapiranga, do Ana Nery de Santa Cruz do Sul e o Hospital da Cidade de Passo Fundo. Nesse locais, alguns insumos não foram entregues ainda.
Outra dificuldade encontrada é no recolhimento de lixo hospitalar. Por exemplo, em Lajeado, no Hospital Bruno Born, são duas semanas de atraso na coleta. A expectativa é de que os atendimentos sejam retomados na totalidade a partir de segunda (4).