Está quase tudo pronto: salão de festas reservado, vestidos escolhidos, convites enviados e coreografia acertada. Mas essa não será uma festa de 15 anos qualquer. Feita apenas com doações, a cerimônia marcada para o próximo sábado (30) realiza o sonho de duas meninas que mal podem esperar para receber amigos e familiares no Salão Versailles, no Teresópolis Tênis Clube, em Porto Alegre.
— Eu sinto que vai ser a noite mais incrível da minha vida. Não, eu acho que já é! — diz Beatriz Veronez, umas das debutantes.
Promovida pelo projeto voluntário Anjas de Batom, a festa também celebra o primeiro ano da iniciativa, que promove eventos mensais em instituições de caridade e para moradores de rua. A ideia de uma festa solidária, conta uma das fundadoras do projeto, Vanessa Rodrigues Silveira, era ajudar alguém cuja vida tivesse deixado distante o sonho de debutar:
— Queríamos ajudar uma das tantas meninas que sonham com isso. Era para ser uma festinha embaixo de uma goiabeira, porque não tínhamos recursos, mas agora vai ser com tudo o que elas têm direito.
As Anjas postaram nas redes sociais que realizariam o sonho de alguém. Selecionariam 10 cartas de aniversariantes, levando em conta a história de vida e o desempenho escolar. A sorteada foi Kateline Eduarda Almeida. E Beatriz? Foi escolhida antes mesmo do sorteio: a carta enviada por sua irmã, Vitória, se destacou entre as mais de 100 recebidas.
É que Beatriz já trilhou um longo caminho. Perdeu a mãe, vítima de uma doença, aos três anos, a avó materna aos oito e o pai, para o câncer, aos 12. Hoje é criada pela madrasta, Ana, a quem trata como mãe desde criança. Sonha em debutar desde os 10 anos: sempre que via um vestido que gostava, pedia a festa ao pai.
— Eu fiquei muito agradecida por ela (Vitória) ter feito isso, porque eu não ia ter condições — afirma, explicando que não tem computador em casa.
Para chegar no festão, Vanessa conta que recolheu doações de pouco em pouco, e de todos os tipos. Uma ótica da Capital doou dois anéis, enquanto outros doaram itens como um pacote de balões.
— O importante é que essas pessoas que estão ajudando saibam que estão deixando uma marca que fica para sempre. Essas meninas vão lembrar desse dia pelo resto da vida — conta.
Para quem quiser ajudar, faltam alguns detalhes: um frete para levar peças de decoração até o salão no dia da comemoração, algumas flores para completar a decoração e uma cabine de fotos, proposta por uma empresa que avisou, nesta semana, que não conseguirá mais ceder o equipamento. Contatos podem ser feitos pela página do projeto no Facebook.