A prefeitura de Porto Alegre publicou no Diário Oficial de quarta-feira (9) a abertura de pregão para contratar empresa para conservação de vias pavimentadas. A licitação, que prevê contratação para os serviços de conservação com material asfáltico em vias pavimentadas, utilizando transporte de material e equipes em caminhão de tipo caçamba térmica, será aberta no dia 23 de maio.
No final do mês de abril, o município se viu obrigado a comprar emergencialmente cerca de 200 toneladas de cimento asfáltico de petróleo (CAP) para realizar operações tapa-buracos. Antes disso ainda, três licitações foram abertas para a compra do insumo, mas acabaram desertas — a variação de índices da Petrobras, conforme a prefeitura, tem espantado construtoras.
O CAP é misturado com britas e areia para a produção de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), utilizado para produzir a pavimentação. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), o cimento resultou em mais de 3,3 mil toneladas de concreto quente para ser aplicado nas vias da cidade. A estimativa da prefeitura é de que o material dure aproximadamente três meses.