Não é só de sangue que os hospitais necessitam. Por conta da dificuldade de deslocamento causada pela greve dos caminhoneiros, o Banco de Leite Humano do Hospital Fêmina está com estoques baixos de leite para doação.
As mães interessadas em doar devem ligar para o telefone (51) 3314-5353, das 8h às 17h. Uma uma equipe fará o cadastro e dará as orientações em relação aos procedimentos adequados.
Um litro de leite humano pode beneficiar até 50 recém-nascidos. O banco de leite recebe, atualmente, 20 litros por mês, sendo que a meta é captar em torno de 60 litros. A doação proporciona os benefícios do leite humano para os bebês impossibilitados de mamar direto no seio materno. O banco atende, além do Fêmina, também os hospitais Conceição e o Hospital da Criança Conceição.
Doações de sangue também caíram
A dificuldade de locomoção de doadores por conta da greve dos caminhoneiros também afeta as reservas dos bancos de sangue de instituições hospitalares no Rio Grande do Sul. O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), maior entidade hospitalar de atendimento 100% SUS do sul do país, pede doações de todos os tipos sanguíneos e de leite humano.
Os doadores de sangue devem comparecer ao Hospital Conceição (Avenida Francisco Trein, 596). O local recebe doadores de segunda a sexta, das 7h30min às 17h, e, aos sábados, das 7h30min ao meio-dia. Já as doadoras de leite devem comparecer ao Hospital Fêmina (Avenida Mostardeiro, 17).
O Hospital de Clínicas também solicita doações de todos os tipos sanguíneos, especialmente dos tipos AB negativo e O negativo. Os doadores devem comparecer na Rua São Manuel, 543, 2º andar, das 8h às 15h, de segunda a sexta e, aos sábados, das 8h ao meio-dia.