A edição de 2018 da Campanha do Agasalho de Porto Alegre foi lançada na manhã desta quarta-feira (23) com o objetivo de arrecadar 255 mil peças — entre roupas, calçados, cobertores, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis. O local escolhido para a cerimônia foi um espaço ao ar livre: a Praça Montevideu, em frente ao Paço Municipal, no Centro Histórico, onde fazia 9ºC nesta manhã.
A campanha se inicia com 20 mil peças doadas por empresas, e a prefeitura pede que sejam repassadas somente peças em condições de uso. Cerca de 30 mil pessoas devem ser beneficiadas, entre atendidos por entidades ligadas à Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc) e os cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Até 23 de agosto, data em que se encerra a campanha, as doações podem ser feitas em mais de 60 pontos de coleta espalhados pela cidade — entre eles, Paço Municipal, EPTC e Procempa (confira a lista abaixo). Para este ano, a arrecadação conta com 15 padrinhos, que são empresas ou instituições públicas que farão campanhas internas para incentivar a doação entre os funcionários. A campanha também tem a participação do voluntariado pelo Sistema Fecomércio do RS, por meio do Sesc.
No aplicativo #EuFaçoPOA, é possível acessar os pontos de coleta e conferir quais são as instituições beneficiadas. As entidades interessadas em receber os agasalhos também podem fazer o processo pelo aplicativo. As informações também estarão disponíveis no site da prefeitura.
A secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, disse durante a cerimônia que é possível superar a meta:
— Sozinhos, não temos condições de fazer, é um movimento da sociedade. Este é o nosso desafio: aquecer Porto Alegre em um movimento de solidariedade.
Questionada por GaúchaZH sobre a data da campanha, já que os termômetros já marcam temperaturas baixas na Capital, ela informou que há a possibilidade de que a campanha seja antecipada em outros anos.
— Hoje mesmo nos perguntamos se a campanha não deveria ter começado mais cedo, porque o inverno veio nesta semana. Acompanhamos as previsões. Normalmente, é um mês antes do inverno (que a campanha começa). No ano passado, deu certo, mas não fez tanto frio. Neste ano, também fizemos um mês antes do inverno. Podemos pensar, paro o ano que vem, em antecipar essa data e começar um pouquinho antes — afirmou.
O prefeito Nelson Marchezan destacou a participação de empresas e entidades:
— Quero agradecer aos padrinhos, aos órgãos públicos estaduais, à estrutura municipal, e a todos que se mobilizam para que a gente tenha um processo rápido, porque o frio já chegou, e as doações devem ser repassadas imediatamente a todos que precisam — disse.
Alguns viadutos da cidade e sacadas do Paço Municipal serão enfeitados com toucas gigantes confeccionadas pelas tricoteiras do Grupo de Reciclagem Morro da Cruz. No sábado (26), o Fitness Solidariedade será realizado para arrecadar doações. O encontro será feito no Ginásio Tesourinha, das 9h às 15h, com aulas abertas de dança. Em 17 de junho, ocorre a 7ª edição do Iom Mitzvah, ação da comunidade judaica _ a central de recolhimento será no Colégio Israelita.
Pontos de coleta
As doações podem ser entregues nos seguintes endereços: Paço Municipal, Edifício Montaury, EPTC, Procempa, Procon Municipal, Sindicato dos Despachantes do RS, Rua da Praia Shopping, Fundação Mario Martins, Shopping Total, rede de estacionamentos Indigo/Manobra Solidária, Edifica POA, Fasaúde, Banco Imobiliário, Sindihospa, Rede Unisuper, Shopping Center Iguatemi, Sport Clube Internacional e Rede Panvel.