Em meio ao cenário de avanço do frio no Rio Grande do Sul e a uma perspectiva de manutenção das temperaturas baixas nos próximos dias, diversas cidades do Estado se organizam para a já tradicional campanha do agasalho. A prefeitura de Porto Alegre lançará nesta quarta-feira (23), às 9h, na Praça Montevidéu, a edição de 2018. A meta para este inverno é arrecadar 256 mil peças de roupas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis.
De acordo com a administração municipal, a ação, que se estenderá até 23 de agosto, terá o apoio de grupos de voluntários via parceria com o Sistema Fecomércio/RS, além da atuação de instituições e empresas que incentivarão a doação de itens por meio de campanhas internas, caso da Walmart, PUCRS, Panvel e Renner.
A Central de Recolhimento das doações ficará no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, localizada na Avenida Ipiranga, 311.
Municípios do RS já recebem donativos
No Estado, a campanha de doações de agasalho será lançada no dia 4 de junho. A Defesa Civil destaca, no entanto, que donativos já podem ser encaminhados para a Central de doações do Rio Grande do Sul. Instalada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) (Avenida Borges de Medeiros, 1501), ela funciona durante o ano inteiro. Ali, todo o material arrecadado, em período de campanha ou não, passa por uma triagem e é distribuído para entidades, instituições e municípios carentes.
Algumas cidades do Estado já realizam a campanha anual de doações. Em Caxias do Sul, a Fundação Caxias, com o apoio de entidades, empresas e do poder público, almeja arrecadar 200 mil peças. Com o tema Quanto Mais Amor, Mais Calor, a ação segue até 23 de junho, com pontos de coleta no comércio, em escolas, ônibus e repartições públicas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3223-0528.
Em Santa Maria, o tema da campanha deste ano é Para Cuidar de Quem mais Precisa. As doações já podem ser feitas nos pontos de coleta espalhados pelo município, disponíveis no site da prefeitura. A organização informa que, para a realização das entregas de agasalhos, a administração municipal realizará um cadastramento para as famílias que desejam receber as doações. Os interessados podem se dirigir ao 6º andar da prefeitura municipal, no gabinete do vice-prefeito (Rua Venâncio Aires, 2277), ou ligar para o telefone (55) 3921-7149. A campanha segue até 31 de julho.
Pelotas lançará a ação no próximo sábado (26), em evento às 11h no Mercado Público da cidade. Entre os pontos de doação, seguem locais tradicionais, como a rodoviária e a prefeitura. A organização ainda fecha parcerias para a execução da campanha, que devem ser anunciadas nos próximos dias. Mais informações pelo número (53) 3309-3600.
Em Canoas, na Região Metropolitana, é desenvolvida a campanha permanente da Defesa Civil, chamada Ajudar Não Tem Hora. Nela, é possível realizar doações durante todo o ano. Mais informações sobre como ajudar podem ser consultadas no número (51) 3476-3400.