Começa no próximo dia 12 uma das ações de solidariedade mais bem sucedidas de Caxias do Sul. A Campanha do Agasalho chega à 18ª edição com expectativa de arrecadar 200 mil peças. Na edição do ano passado, a projeção também foi essa, mas ao fim 278 mil doações foram realizadas. Mesmo assim, com histórico de envolver cerca de 400 voluntários, a Fundação Caxias ainda procura um pavilhão que sirva para triagem das peças arrecadadas.
O coordenador da Campanha do Agasalho, Valter Franzosi, explica que o local deve ter 200 metros quadrados e boa iluminação. O empréstimo é necessário por aproximadamente dois meses. É neste local que vão trabalhar cerca de 10 voluntários. À medida que as doações são recolhidas nos 800 pontos de coleta, são levadas para este espaço para que possam ser separadas e, depois, repassadas a 100 entidades assistenciais que destinam as peças a famílias em situação de vulnerabilidade.
Conforme Franzosi, a dificuldade em encontrar o espaço é comum. Ainda assim, ele está otimista de que tudo estará resolvido até o início da campanha. O primeiro dia de arrecadação terá a tradicional programação na Praça Dante, no Centro. Entre 8h e 18h de 12 de maio, uma estrutura estará montada para receber doações.
A Campanha, lançada nesta sexta-feira (27), tem como tema "Quanto mais amor, mais calor". A ação segue até 23 de junho, com pontos de coleta no comércio, em escolas, ônibus e repartições públicas, entre outros.