A taxa de ocupação da rede hoteleira chega a 95% em Gramado, o município com o maior número de leitos na região e que até o dia 6 de maio sedia a Festa da Colônia. Nova Petrópolis é outra cidade da região das Hortênsias com movimento acima da média, impulsionado pelo primeiro final de semana da Festimalha. Mais de 90% da estrutura hoteleira está ocupada. Os dados são do Sindicato dos Bares, Restaurantes, Hotéis e Pousadas da região das Hortênsias (Sindtur).
Conforme o presidente do Sindtur, Fernando Boscardin, mesmo sem frio, as atrações atraem turistas, e o clima só atrapalharia se tivesse previsão de muita chuva. Ele acrescenta que o feriado do Dia 1º de Maio costuma ter maior movimentação do que o do Dia das Mães, quando muitas pessoas viajam para ficar com a família.
Chama atenção ainda a movimentação em Bento Gonçalves, com alguns hotéis com 95% de ocupação, igual a Gramado. Em geral, contabilizando diárias de sábado a terça-feira, a taxa média no município fica entre 80% e 85%, conforme o Sindicato da Hotelaria e da Gastronomia (Segh) Região Uva e Vinho.