O parcelamento de salários pode voltar a afetar os servidores da prefeitura de Porto Alegre na folha de maio. Com o fim da arrecadação de recursos do IPVA, que terminou em abril, a situação é avaliada pelo secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, como "crítica".
O chefe da pasta disse que a prefeitura busca alternativas para evitar os parcelamentos, mas a decisão final sobre o tema deve ser anunciada somente no dia 14 de maio. É na segunda quinzena que a secretaria consegue ter um cenário mais definido sobre a real arrecadação, já que a quitação do salário é feita no último dia útil do mês. Busatto também destaca que a situação deve ficar ainda pior no segundo semestre.
Depois de uma sequência de seis meses de parcelamento no ano passado, os servidores voltaram a receber os salários integrais em dezembro. Nesta semana, o prefeito Nelson Marchezan Júnior entregou à Câmara Municipal um conjunto de projetos de lei que têm como objetivo buscar sustentabilidade financeira. Uma das propostas é a atualização do valor do IPTU. O prefeito afirmou que a perspectiva é de déficit de mais de R$ 700 milhões em 2018.