No que depender dos vereadores de Porto Alegre, os táxis deixarão o laranja (ou vermelho ibérico, como define a legislação) e passarão a ser brancos. Uma emenda ao projeto do Executivo que estabelece novas regras para o serviço foi aprovada na tarde desta quarta-feira (28).
Proposta pelos vereadores Moisés Barboza (PSDB), Ricardo Gomes (PP) e Comandante Nádia (PMDB), a alteração depende de sanção do prefeito Nelson Marchezan. Mas o fato de o primeiro ser o líder do governo no Legislativo e o segundo pertencer ao partido do vice-prefeito Gustavo Paim pode ser visto como um sinal de que a medida será referendada por Marchezan.
A justificativa para que os táxis sejam brancos e não laranja é financeira, não visual. Na emenda, os parlamentares escreveram que "propiciará uma melhor viabilidade econômica para a atividade, dispensando os taxistas de terem que pintar ou adesivar os carros no momento da compra e ingresso na frota, bem como no momento da venda à particulares". Os táxis terão 24 meses para adequação.
A aprovação, por maioria simples, não foi fácil: 16 votos favoráveis e 11 contrários. Nove parlamentares não votaram.