Uma parceria entre a 99 — startup de aplicativos de transporte individual privado e táxis — e a prefeitura de Porto Alegre resultou em uma ferramenta com dados atualizados em tempo real para planejamento e intervenções do poder público no trânsito. Chamado de mapa de fluidez, o painel mostrará informações como velocidade média dos automóveis nas vias, horários de maior movimento e alertas de aumento de fluxo. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (21), no Paço Municipal.
— A construção do mapa será ao longo de 12 meses (se encerra no início do ano que vem) e terá várias fases. Na primeira, poderemos ver a velocidade dos carros ao longo do dia em um mapa estático — explica Ana Guerrini, diretora de Pesquisa e Políticas Públicas da 99, acrescentando que a etapa seguinte prevê uma ferramenta mais interativa.
Uma das medidas que serão adotadas com base nas informações do mapa é mudança no tempo de sinaleiras. Tanto alterações pontuais devido a impactos de um imprevisto, por exemplo, até uma revisão mais ampla dos semáforos — no segundo caso, as prioridades serão a Ipiranga e a Terceira Perimetral. Hoje, 98% dos equipamentos podem ser controlados em tempo real direto da sala de operações da EPTC.
— Isso será importante porque é o ano em que a gente inicia a revisão do Plano Diretor e inicia a revisão do Plano de Mobilidade. Poderemos construir um Plano de Mobilidade não com dados estatísticos de cidades parecidas, mas com dados da própria cidade de Porto Alegre — ressaltou o prefeito Nelson Marchezan.
Outro ponto do acordo de cooperação norteará ações educativas em bares da Capital. Com os dados fornecidos pela 99, a EPTC conseguirá identificar os principais locais de embarque e desembarque em noites e madrugadas, um indicativo de "áreas de risco" onde a mistura álcool e direção pode estar presente.
— Semanalmente, a gente vai estar nos bares fazendo a conscientização. Serão duas, três, quatro vezes na semana em diversos locais — afirma o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, salientando o objetivo das ações: — Bebeu? Não dirige.
A parceria entre a startup e o Executivo teve início com um chamamento feito pela EPTC em novembro. A 99 se colocou à disposição para colaborar com os dados de GPS emitidos pelos carros que utilizam o aplicativo. A EPTC só terá acesso ao painel, e não às informações brutas dos apps, por uma questão de confidencialidade.
— Os dados são emitidos pelos GPS em um intervalo entre três e 10 segundos. Temos o posicionamento dos carros, mas sempre são vistos de forma agregada: não se sabe quem é o motorista e quem é o passageiro. É uma questão de segurança de informação — ressalta Ana.