Finalmente os moradores da rua Anita Garibaldi, nas imediações da rua Mariland, no bairro Mon't Serrat, começam a ver sinais de que um problema antigo será resolvido.
A prefeitura iniciou nesta quarta feira (21) as obras para tapar uma enorme cratera que abriu em frente a dois prédios residenciais. Depois de registrado no app Pelas Ruas, GaúchaZH mostrou a situação pela primeira vez em outubro de 2017. De lá para cá, foram várias queixas de moradores à prefeitura, e nenhuma solução para o caso.
Em um dos prédios, o buraco chegou a bloquear a saída de veículos. Um carro também chegou a ficar preso com as rodas dianteiras em uma das crateras. No último mês, até um pé de tomate nasceu dentro da cratera, provocada pelo rompimento de uma rede de esgoto. Funcionária pública e moradora de um dos prédios, Maria Silveira ficou feliz ao ver operários trabalhando, mas reclamou da demora.
— Realmente, estava uma vergonha diante do valor que pagamos de IPTU. Fico feliz que as coisas estejam saindo do papel. O estrago foi grande e o deslocamento de quem passa por aqui está muito complicado — disse.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informou, por meio da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (DMAP), que a retomada do novo contrato com uma empresa terceirizada possibilitou o início das intervenções na Anita Garibaldi. Está sendo feita a construção de uma nova rede, que possibilitará uma maior vazão das águas da chuva. O prazo estimado para o término das atividades é de 40 dias.
Saiba como usar o aplicativo, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos
- iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch)
- Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação (quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação).