A prefeitura de Porto Alegre decidiu adiar o pregão que previa receber propostas de permissionários para abrirem bares e restaurantes na Orla do Guaíba. Os cinco processos de seleção ocorreriam entre hoje e amanhã, mas só deverão ocorrer daqui a 20 dias.
O adiamento, explica a Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas, foi pedido de entidades que representam bares e restaurantes de Porto Alegre. Segundo o secretário, Bruno Vanuzzi, os empresários solicitaram mais tempo para entender as exigências do pregão.
— Esse empresário não é tão acostumado a processos licitatórios. Então as entidades pediram mais tempo para que os interessados juntem os documentos exigidos. Isso não deve afetar o cronograma — afirmou Vanuzzi.
As entidades que solicitaram o aumento do prazo, segundo ele, foram a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha).
Conforme a pasta, também houve uma alteração no edital. Agora, quem vencer as licitações terá contratos mais longos. Os contratos de permissão de uso teriam vigência de 24 meses, prorrogáveis por mais 24 meses. Agora, o contrato inicial terá 36 meses, com possibilidade de renovação por mais 36 meses.
Mais de 96% das obras da Orla do Guaíba estão concluídas, e a previsão de liberação para o público é no mês de abril. A expectativa da prefeitura é de que os bares estejam funcionando na orla até 60 dias após a abertura das propostas do pregão.