O início do ano letivo em escolas da rede privada, um protesto e o retorno dos motoristas do Litoral Norte marcam a manhã desta segunda-feira (19) no trânsito em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
Às 8h35min, um grupo de manifestantes de centrais sindicais iniciou uma caminhada contra as reformas trabalhista e da previdência. A manifestação ocorreu no acesso para a Avenida Mauá, no Centro, e chegou ao prédio do INSS certo de meia hora depois. Duas das quatro faixas da via foram bloqueadas durante o trajeto. Conforme a EPTC, cerca de 70 pessoas participaram do ato. Mais cedo, parte do grupo participou de outro protesto no aeroporto Salgado Filho.
Em Camaquã, pela BR-116, o motorista de um guincho morreu após sair da pista. O veículo, com placas de Porto Alegre, transportava um carro acidentado. O condutor, de 31 anos, ficou preso nas ferragens e morreu durante o atendimento. Ele viajava sozinho.
Outros dois acidentes foram registrados nesta manhã. Pouco antes das 8h, um acidente envolvendo ônibus e carro foi registrado na Avenida da Legalidade, na saída de Porto Alegre. Ninguém ficou ferido. Logo depois, outra colisão foi registrada entre um carro e uma moto na Avenida Antônio de Carvalho próximo a Avenida Protásio Alves.
Na Região Metropolitana, o deslocamento rumo à Capital já é acentuado na BR-116, nos trechos de São Leopoldo e de Canoas. Na RS-040, em Viamão, o movimento é carregado no sentido Interior/Capital, principalmente na região da Lomba do Sabão.