Centrais sindicais realizaram atos na manhã desta segunda-feira (19), em Porto Alegre, contra as propostas de reforma da Previdência e trabalhista. A primeira mobilização ocorre no saguão de embarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Depois o grupo seguiu para o entorno da rodoviária da Capital. Não há bloqueio no trânsito.
No aeroporto, manifestantes se revezavam ao microfone, com discursos e cânticos contrários ao governo do presidente Michel Temer. Cartazes e faixas com nomes de deputados foram levados. Parlamentares gaúchos embarcam para Brasília nos primeiros voos do dia.
Conforme o presidente da Central Única dos trabalhadores (CUT) do Rio Grande do Sul, Claudir Nespolo, a ação é uma resposta às tentativas de colocar em votação a reforma da Previdência no Congresso:
— Não é por causa da intervenção no RJ que eles (governo federal) vão deixar de pensar nisso. Conforme a legislação federal, não é possível votar reformas diante de uma situação de intervenção.
Novos atos devem ser realizados ao longo do dia na capital gaúcha, inclusive um protesto à tarde na Esquina Democrática, no centro da cidade.