Um grupo de motoristas de transporte via aplicativos faz manifestação desde o fim da manhã desta segunda-feira (26) em Porto Alegre. Eles são contrários a alterações no projeto de Lei 5587/2016, que prevê mudanças na regulamentação do serviço. O tema será tratado na terça-feira na Câmara dos Deputados.
Os motoristas afirmam que as mudanças inviabilizam o serviço. Em vários locais do país, também são realizados atos contrários às mudanças.
O trajeto dos motorisfas saiu do Largo da Epatur e passa pela Loureiro da Silva, Setembrina, Garibaldi, Farrapos, Mauá, Bento Martins, Duque de Caxias, João, Pessoa Loureiro da Silva e Gasômetro, onde deve ocorrer a dispersão do grupo.
Durante o trajeto, os motoristas estão tentando deixar uma ou duas faixas liberadas em cada via para evitar congestionamento. Mesmo assim, trânsito é lento na Avenida João Pessoa e na Rua Duque de Caxias.
Votação no Congresso
O projeto que regulamenta o serviço de aplicativos de transporte foi aprovado na Câmara dos Deputados, mas sofreu alterações no Senado. Por isso, precisa retornar para apreciação dos deputados. A proposta está na pauta a partir desta terça-feira (27).
Uma das principais alterações feita pelos senadores retira do município a atribuição de autorizar o serviço, mantendo apenas a competência para fiscalizar. Outra emenda retira a obrigatoriedade de que o condutor seja o proprietário do veículo e do uso de placas vermelhas nos carros.