Ainda há Carnaval em Porto Alegre. No final da tarde deste sábado (24), o Bloco do Isopor desfilou na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto até à Praça Isabel a Católica. Reunindo centenas de foliões nas ruas com trio elétrico e bateria, o bloco agitou o público tocando samba-enredos clássicos como É Hoje e De Bar em Bar, Didi um Poeta, ambas da União da Ilha do Governador, além de sucessos do pop brasileiro – vide Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar), de Tim Maia, Levada Louca, de Ivete Sangalo, e Vou Dar Virote, de Wesley Safadão.
Muitos dos foliões usavam glitter e pedrinhas na cara – que poderiam ser colocadas por R$ 5 a R$ 10 ali no meio da festa –, tiaras de unicórnio e colares havaianos de plásticos. Um dos hits do Carnaval de 2018, as plaquinhas com frases engraçadinhas, normalmente penduradas no pescoço, marcaram presença também. Foi a opção de Lucas Rodrigues, 23 anos, que usava uma plaquinha com os dizeres "operação faça da sua mãe minha sogra – eu apoio". Morando em Porto Alegre, ele comparou a festa com a que costuma ser realizado em seu estado natal, Espírito Santo:
– Muito bacana, tem uma boa energia. É diferente, aqui tem mais marchinha, se aproximando do Rio, enquanto lá rola mais axé.
Houve quem trabalhasse mais em sua fantasia, caso de Adriane Rampazzo, que se vestiu de Michel Temer na versão Vampiro Neoliberal – fantasia da escola de samba Paraíso do Tuiutí, no desfile do Rio.
Marco Aurélio e Joel Gonçalves também trabalharam bastante em suas fantasias. Os dois foram fantasiados de Anitta (Marco) e Pabllo Vittar (Joel) no clipe de Sua Cara.
– Foi o clipe mais esperado do ano passado – disse Marco.
– Então, é uma coisa que no Carnaval todo mundo iria reconhecer – completou Joel.
Realmente, enquanto os dois conversavam com a reportagem de GaúchaZH, foram abordados umas três vezes para atenderem pedidos de selfies com outros foliões.
– A fantasia de vocês está demais – elogiou uma jovem.
– É foto, é foto, é foto. Se fossemos cobrar por cada foto, teria dinheiro para poder vir fantasiado de carne ano que vem, como a Lady Gaga – comentaram os dois.
Já Miller Freitas, 32 anos, não teve o mesmo reconhecimento de sua fantasia de Charlie Chaplin. O paraense morador de Porto Alegre foi confundido com palhaço em mais de uma ocasião.
– Sou muito fã do Chaplin, de suas frases. Os jovens hoje nem sabem quem foi. É muito importante reconhecer essas figuras do passado para crescer no presente – refletiu.
De qualquer maneira, Miller estava se divertindo na folia:
– Está maravilhoso para descontrair, em tempos de violência e fraudes. Esquecer um pouco dos problemas.
Veja mais imagens do Bloco do Isopor
O Carnaval de rua de Porto Alegre segue neste domingo com o Bloco do Cumpadi Washington. Confira o serviço:
Bloco do Cumpadi Washington
- Horário: das 14h às 21h
- Concentração: área da pista de skate da Avenida Edvaldo Pereira Paiva
- Dispersão: Praça do Canhão (Avenida Edvaldo Pereira Paiva)