Um buraco na calçada da Rua Doutor Freire Alemão, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, está preocupando moradores. O problema fica próximo ao Colégio Estadual Piratini. O usuário do aplicativo Pelas Ruas Alexandre Pauli, autor da publicação, afirma que a situação já dura um mês.
— O buraco aumenta mais em cada chuva. É um perigo aos pedestres — afirma.
Segundo Pauli, se o buraco aumentar, há risco de bloquear o acesso à garagem de uma casa. Ele ainda conta que, do outro lado da rua, na calçada, outro buraco está se formando.
— Daqui uns dias, começam as aulas. Alguma criança pode se machucar — alerta.
Pauli conta que já comunicou a situação ao município, e um cavalete foi colocado no local. No entanto, ele não recebeu nenhuma previsão de conserto.
— Já comuniquei a prefeitura pelo 156. Algumas equipes já estiveram no local, mas disseram que não há verba no momento para consertar — relata.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio da Seção Centro de Conservação de Águas Pluviais, vistoriou o local e constatou rompimento de rede pluvial localizada no passeio. De acordo com a pasta, o serviço de reconstrução de rede está na programação para iniciar-se neste sábado (24), se tiver tempo seco.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.