O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Alexandre Brite da Silva, garante que o posto policial localizado na Rua Déa Coufal, no bairro Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, não foi fechado desde sua reabertura em outubro de 2017.
Em 27 de dezembro, no entanto, a capitã Noele Razzio, que comandava interinamente a companhia do bairro, chegou a dizer que os policiais do posto haviam sido remanejados para as ruas para ficarem nas novas viaturas adquiriras pela corporação e que o local ficaria fechado temporariamente. A comunidade local, que contribuiu para reformar e comprar móveis para o posto, manifestou indignação. O oficial afirma que o policial do turno, por vezes, poderá fechar a unidade para realizar patrulhas na região.
— Em alguns momentos, ele sai para a rua para fazer rondas. O nosso objetivo é otimizar os nossos recursos. E não há motivo para um policial ficar só cuidando o mobiliário, podendo estar nas ruas — afirma o tenente-coronel.
Brite garante que, no turno da noite, um policial fica sempre no posto e que as rondas ocorrem ao longo do dia. Sem dar prazo, adianta que o objetivo é ampliar o número de servidores para que sempre fique pelo menos um fixo no local, sem necessidade de fechamentos temporários.