Pelo segundo dia consecutivo, a Avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre, registrou congestionamento por causa do vestibular no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no bairro Agronomia. O local recebe o maior número de candidatos nas provas de 2018, cerca de 6 mil pessoas.
Desde as 6h30, motoristas que se deslocavam no sentido Viamão — Porto Alegre enfrentaram congestionamento. Os problemas se estenderam da região da Lomba do Sabão ao acesso ao campus até depois do início das provas, marcado para as 8h30min. De acordo com a EPTC, os transtornos neste sentido da Avenida Bento Gonçalves já eram esperados.
Ainda no domingo, EPTC informou que iria priorizar o deslocamento dos candidatos para o local. Com isso, os tempos dos semáforos foram aumentados no sentido Porto Alegre — Viamão, possibilitando um deslocamento mais rápido a maior parte dos candidatos. A medida impactou na redução dos temos semafóricos para quem sai de Viamão em direção à Capital.
Já no sentido Porto Alegre — Viamão o trânsito apresentou pequena lentidão, mas nada comparado ao domingo, quando as provas chegaram a começar quase 30 minutos depois do previsto devido aos transtornos no trânsito.
Ao contrário de ontem, hoje os candidatos começaram a chegar mais cedo. Isso fez com que os transtornos também fossem menores.
— Isso, certamente, ameniza os transtornos. Ontem eram 7h10min e não havia quase ninguém. Percebemos que hoje desde as 6h20min já tinha gente chegando. No sentido Viamão — Alegre não há muito o que fazer e os motoristas terão que ter um pouco de paciência — afirma o gerente de fiscalização da EPTC, Zigomar Galvão.
Nesta segunda-feira os candidatos realizam as provas de Língua Portuguesa e Redação. O vestibular da UFRGS segue até quarta-feira.