A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orienta que os vestibulandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) saiam de casa mais cedo nesta segunda-feira (8), após o congestionamento registrado no domingo. A expectativa é de que o movimento na Avenida Bento Gonçalves seja mais intenso entre as 7h30min e as 8h30min.
— Amanhã (segunda-feira) é um dia normal (no trânsito) de Porto Alegre, que ainda conta com (o retorno) do pessoal que tira férias entre o Natal e o Ano-Novo – destaca o coordenador de Operações da EPTC, Tiago Oliveira, lembrando que também haverá o retorno de motoristas do Litoral pela RS-040.
Para os condutores que precisam ir ao centro de Porto Alegre, a orientação da EPTC é que os motoristas optem por utilizar a Estrada Caminho do Meio e a Avenida Protásio Alves. Com isso, a intenção é reduzir o fluxo na Bento Gonçalves, principal via de deslocamento para o Campus do Vale – onde 6 mil vestibulandos realizam as provas da UFRGS.
Para compensar os motoristas que mudarem o caminho, a EPTC irá alterar os tempos nos semáforos da Protásio Alves. Agentes de trânsito também deverão estar distribuídos empontos de maior movimento da cidade a partir das 6h.
— A gente pede que o pessoal evite a região (da Bento Gonçalves) de manhã e use uma rota alternativa. Vamos alterar a programação dos semáforos para dar vazão maior até o centro – explica Oliveira.