Depois do congestionamento que atrasou o início das provas do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre, neste domingo (7), a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) anunciou que irá priorizar a chegada dos vestibulandos no Campus do Vale nesta segunda-feira (8).
De acordo com o Zigomar Galvão, gerente de fiscalização de trânsito da EPTC, o fluxo na Avenida Bento Gonçalves, no bairro Agronomia, será destinado aos candidatos.
— Nós não podemos tratar quem está vindo da praia com a mesma prioridade de quem está indo fazer a prova. Quem estiver vindo pela RS-040 ou de Viamão e que tiver que passar por ali será preterido pelos vestibulandos — afirma.
Galvão acrescenta que essa medida deve gerar lentidão para quem se deslocar pela região sem a finalidade de prestar o vestibular.
— Poderá ter engarrafamento importante na Bento Gonçalves, do Campus do Vale no sentido interior e Viamão — antecipa.
Neste domingo, o fechamento dos portões estava marcado para as 8h30min, mas a Comissão Permanente de Seleção (Coperse) decidiu adiar o início das provas para as 8h45min em razão do congestionamento no principal acesso ao Campus do Vale – o local concentrou o maior número de vestibulandos neste ano, quase 6 mil pessoas. Os portões no prédio da faculdade de Letras, no Campus do Vale, foram fechados às 8h57min – o que, segundo a Coperse, foi um caso isolado.
Nesta segunda-feira, a expectativa é que o exame comece no horário marcado, às 8h30min. As provas serão de Português e Redação.
Para Galvão, além do estudo, os candidatos precisam acordar mais cedo e garantir tranquilidade no caminho até o local do vestibular.