O vestibular 2018 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) começa neste domingo (7), com as provas de Física, Literatura e Língua Estrangeira, e segue até quarta-feira (10). Serão quatro dias de seleção, em que os 32.438 candidatos inscritos concorrerão a 4.017 vagas distribuídas entre 89 cursos de graduação. O local de prova com mais candidatos neste ano é o Campus do Vale/Agronomia, em Porto Alegre, que deve receber 5.914 estudantes. Por isso, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai reforçar, durante os quatro dias, as linhas de ônibus que atendem o bairro Agronomia. E, apenas no domingo, a empresa também vai disponibilizar uma linha de lotação até o campus: a Especial Vestibular UFRGS vai sair do Terminal Triângulo a partir das 6h30min até o fechamento dos portões, marcado para 8h30min.
Em 2017, eram 2.133 pessoas nos prédios da instituição na zona leste da Capital. A UFRGS justifica que, em função da greve do magistério, encontrou dificuldades em reservar espaços em algumas escolas estaduais por conta da indefinição sobre o calendário de aulas nessas instituições durante o mês de janeiro. Por isso, foi necessário alocar maior número de estudantes na estrutura própria.
As vagas oferecidas pelo vestibular correspondem a 70% do total deste ano — os 30% restantes são destinados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A UFRGS conta com ingresso tanto pelo vestibular quanto pelo sistema do Ministério da Educação (MEC) que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As provas serão realizadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí, totalizando 55 diferentes locais de prova. Os candidatos deverão comparecer às 8h nos respectivos locais de realização do exame, munidos de documento de identificação e caneta esferográfica azul ou preta. As provas terão início às 8h30min, e quem chegar atrasado não entra. Os candidatos somente poderão sair das salas após decorridas duas horas do início da prova.
Medicina é o curso com maior índice de procura, 83,81 candidatos por vaga. Fisioterapia (27,57), Psicologia Diurno (27,43) e Psicologia Noturno (25,76) seguem a lista das graduações mais procuradas. Assim como nas últimas edições, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos em cada dia para a realização do exame.
Novidades da edição 2018
A UFRGS apresenta dois sistemas de ingresso: acesso universal e por reserva de vagas. Assim como em 2017, 50% das vagas, tanto no vestibular como no Sisu, serão reservadas para candidatos egressos do sistema público de Ensino Médio, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda.
O vestibular 2018 apresenta duas novidades em relação à edição do ano passado. A primeira é a implantação da Comissão Permanente de Verificação das Autodeclarações. Candidatos autodeclarados pretos ou pardos passarão por uma verificação diante de membros da comissão, que analisarão características fenotípicas (cor da pele, cabelo) do estudante. No caso dos indígenas, não haverá verificação de fenótipo, a comprovação da autodeclaração será feita por meio da apresentação de documentação com validação das lideranças da comunidade de origem ou das instituições da área.
A segunda novidade é inclusão da reserva de vagas para pessoas com deficiência. Com isso, cada modalidade de cota será dividida em duas novas categorias: PcD (destinada a pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtorno do espectro autista ou com deficiência múltipla) e não-PcD.
Reforço nas linhas de ônibus
Como o Campus do Vale, da UFRGS, deve receber quase o triplo de candidatos do que na edição anterior, de 2017, a EPTC vai reforçar as linhas de ônibus da Capital que atendem o local. De segunda a quarta-feira, as linhas D43 Universitária/Direta, 343 Campus/Ipiranga e 375 Agronomia/Informática terão mais veículos circulando para realizar o transporte dos candidatos. Os vestibulandos poderão utilizar também as linhas T8 e T10, com seus horários regulares. Os demais locais para realização do vestibular terão atendimento pelas linhas diárias de ônibus. Mais informações pelo fone 118.
Linha especial de lotação
Em função do vestibular da UFRGS, a EPTC vai disponibilizar, neste domingo, uma linha de lotação para facilitar o acesso dos estudantes até o Campus Agronomia. A Especial Vestibular Ufrgs vai sair do Terminal Triângulo, a partir das 6h30min, até o fechamento dos portões, marcado para 8h30min. A frequência será conforme a demanda.
Itinerário Lotação Especial Vestibular UFRGS: Terminal Triângulo, Baltazar de Oliveira Garcia, Protásio Alves, Antônio de Carvalho e Bento Gonçalves até o Campus Agronomia.