Moradores da Rua Sepé Tiarajú, no bairro Teresópolis, na zona sul de Porto Alegre, estão preocupados com as condições da via. Na manhã desta sexta-feira (8), um usuário do aplicativo Pelas Ruas relatou que o encanamento rompeu e está correndo muita água pela via:
— Está jorrando muita água. A rua vai ceder mais ainda — afirma o autor da publicação no app, Thiago Foschiera.
O morador contou que, no início desta semana, foi realizada uma obra no local envolvendo um sistema de encanamento, mas ele não soube informar se o serviço foi feito pela prefeitura. Na quinta-feira (7), com as pancadas intensas de chuva, o pavimento da via começou a ceder, formando buracos e prejudicando a mobilidade de motoristas.
— Eu caminhei pela rua e caí em um buraco que cedeu quando pisei. Se eu caí caminhando pela via, imagina um carro ou um ônibus. É um perigo. Além disso, aqui, de noite, é muito escuro. Um motociclista pode não enxergar esses problemas.
Na esquina das ruas Sepé Tiarajú e Octavio de Souza, formou-se um buraco maior. De acordo com Foschiera, essa situação preocupa os moradores:
— Como fica bem na esquina, quem vem pela Sepé e entra na Octavio pode não ver. O carro ainda consegue frear a tempo, mas é capaz de estragar o pneu — explica.
O morador relatou que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) colocou cavaletes no local. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que uma empresa que estava instalando rede de fibra ótica, a serviço de um banco, rompeu uma adutora de água com diâmetro 200mm na Rua Sepé Tiarajú. A equipe do Dmae está no local realizando o conserto.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.