Moradores da Vila dos Sargentos, no bairro Serraria, zona sul de Porto Alegre, estão sem posto de saúde na comunidade há seis meses. A Secretaria Municipal da Saúde negocia com o Exército a cessão de uma área militar para a construção de uma nova unidade.
A Unidade de Saúde da Família Vila dos Sargentos foi fechada definitivamente em 23 de junho, devido à insegurança no local. Naquela data, um tiroteio obrigou os funcionários a deixarem o posto escoltados pela Brigada Militar.
Desde então, a Secretaria Municipal da Saúde vem trabalhando em alternativas. A montagem de uma estrutura provisória não se confirmou. No entanto, a pasta espera a construção de novo prédio a menos de um quilômetro de distância, em um terreno militar contíguo ao 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. A presença de uma escola e de um final de linha de ônibus são fatores que ajudam a diminuir a sensação de insegurança na nova área.
A prefeitura ainda estuda o método construtivo. Dependendo da opção, a obra deve custar entre R$ 750 mil e R$ 1 milhão. A Secretaria da Saúde não estipula prazo para a conclusão do novo posto, que deve ocorrer até "meados de 2018".
Entre as contrapartidas em negociação entre prefeitura e Exército está o cercamento do terreno militar. Um gradil de concreto já foi construído pela prefeitura.
O posto de saúde da Vila dos Sargentos era responsável pelo atendimento de cinco mil moradores da região. Com o fechamento da unidade, as opções à comunidade são postos dos bairros Ipanema e Guarujá, a até seis quilômetros de distância.