Ao menos seis bairros de Novo Hamburgo ainda não tiveram a coleta de lixo normalizada nesta quarta-feira (27), após metade da frota de caminhões que operam no município estragar, no fim de semana do Natal. Conforme a Ecopav, empresa responsável pela coleta, três dos quatro veículos já foram consertados e um caminhão reserva presta apoio ao serviço. O atraso na coleta de lixo afeta os bairros Canudos, Kephas, Lomba Grande, Primavera, Rio Branco e Rincão. A previsão é que o serviço seja normalizado nesta quarta.
A Ecopav afirma que montou uma força-tarefa para acelerar o processo de normalização da coleta, porém, os locais ainda registram grande acúmulo de lixo proveniente das festas de Natal. Conforme a gerente para contratos no Estado, Elisângela Amaral, os seis locais ainda não tiveram o serviço normalizado devido ao cronograma de coleta. Como bairros que tem coleta prevista para os dias anteriores também foram afetados, a adição de bairros de outras regiões acabaria prejudicando o serviço.
Novo Hamburgo não é o único município na Região Metropolitana que enfrenta problemas com a coleta. Moradores do bairro Bonsucesso, em Gravataí, também enfrentam o mesmo problema. Na manhã de hoje, sacos de dejetos ainda estavam acumulados em lixeiras e calçadas da rua Fernão Magalhães e da Avenida Borges de Medeiros. A prefeitura afirma que o atraso ocorreu devido ao remanejo feito durante o Natal, o que impossibilitou a coleta na segunda-feira (25).
Conforme o secretário de Serviços Urbanos do município, Paulo Garcia, um caminhão já está circulando nesta manhã para realizar a coleta na região. A previsão é que o serviço seja normalizado durante no decorrer do dia.
- Como o feriado foi alongado, embora a coleta tenha sido mantida, o volume de lixo produzido foi muito grande. Estamos com uma equipe extra e um caminhão circulando passando neste bairro, o serviço deve ser normalizado durante o dia - destacou.
Além do volume nas lixeiras, o acúmulo de lixo proveniente das festas de Natal também gera outros tipos de transtornos aos moradores. Morador e funcionário de uma padaria do bairro, Marcos Brunes, 40, reclama do surgimento de insetos e do mau cheiro.
- O pessoal produz bastante lixo com as festas, o lixo já está com cheiro forte e juntando insetos e moscas.