A prefeitura de Porto Alegre criou um grupo de trabalho sobre a criação de parceria público-privada (PPP) para iluminação pública, que envolve servidores de diversas secretarias. O objetivo, conforme o município, é modernizar no prazo de dois a três anos a rede de iluminação pública da Capital, com a instalação de lâmpadas LED e a aplicação de novas tecnologias que permitirão mais luz com menor gasto de energia. Serão 104 mil pontos de luminárias espalhados pela cidade.
Conforme o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, a iluminação pública continuará sendo de responsabilidade da prefeitura. O que muda para o cidadão é que as melhorias serão feitas de forma mais rápida. A empresa contratada terá de padronizar a iluminação pública, implantar um centro de controle baseado no conceito de cidades inteligentes e prestar os serviços necessários com qualidade. Em troca, ganha o direito de reaver o investimento por meio da exploração do serviço.
O consórcio vencedor do pregão eletrônico realizado pelo BNDES é formado pelas sociedades Houer Consultoria e Concessões, RSI Engenharia Ltda. EPP, Maciel Rocha Sociedade de Advogados e Albino Sociedade de Advogados.