Enviado em julho à Câmara, o pacote de projetos que propõe alterações nas diretrizes do transporte público na Capital deve ser votado apenas no próximo ano. A previsão é reconhecida pelo vice-líder do governo Marchezan, vereador Luciano Marcantonio (PTB). Os seis projetos começaram a ser debatidos nesta segunda-feira (13) pela Comissão Especial, em reunião que definiu os vereadores Reginaldo Pujol (DEM) como presidente, Clàudio Janta (SD) como relator, e André Carús (PMDB) como vice-presidente.
Apesar de ter sido instalada por força regimental há quase um mês, no dia 16 de outubro, a comissão só teve a primeira reunião hoje. Isso reduziu o período para apresentação do relatório de 60 para 30 dias. Com o relatório apresentado, o parecer será apreciado pela comissão e, então, o pacote poderá seguir para o plenário. Por este motivo, o governo municipal entende que os vereadores utilizarão todo o tempo disponível para discussão, o que empurrará a votação para 2018.
– Nós gostaríamos de ter os projetos votados neste ano, mas tem tudo para ser votado no ano que vem – avaliou Marcantonio.
Entre as alterações propostas, está o fim de isenções a idosos entre 60 e 64 anos, limitação do passe escolar a estudantes de famílias com renda de até três salários mínimos, desobrigação da presença de cobradores nos ônibus, aumento da vida útil dos veículos. Ainda conforme Marcantonio, a privatização da Carris não deve entrar na discussão.
A Comissão Especial da Câmara é formada pelos vereadores Alvoni Medina (PRB), Aldacir Olibini (PT), André Carús (PMDB), Cassiá Carpes (PP), Clàudio Janta (SD), Mauro Zacher (PDT), Moisés Maluco do Bem (PSDB), Paulo Brum (PTB), Reginaldo Pujol (DEM), Roberto Robaina (PSOL), Rodrigo Maroni (PODE), Wambert Di Lorezo (PROS)
De acordo com a EPTC, as mudanças devem gerar um impacto financeiro de até R$ 0,27 anuais no valor da tarifa. No entanto, o pacote não garante a redução no preço da passagem. Fatores como o dissídio dos rodoviários e a variação do preço do combustível impactam o valor final da tarifa.