O Pelas Ruas circulou por Porto Alegre para mostrar um problema que não significa apenas poluição visual, mas pode representar riscos para pedestres e motoristas: os fios soltos dos postes. Problema é recorrente e o recolhimento nem sempre é um processo simples. Ainda que os que se soltem com mais frequência sejam os fios de telefonia, há sempre o risco de que haja algum de alta tensão ao alcance das pessoas.
O aplicativo Pelas Ruas, que desde março é uma opção para a população apontar os problemas da cidade, também está em vídeo, que vai ao ar semanalmente, todas as segundas-feiras. Os assuntos que dão origem às reportagens vêm de postagens feitas pelos mais 17 mil usuários do app, uma iniciativa do Grupo RBS.
Saiba como usar o aplicativo, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos
- iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch)
- Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.