A Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre estima que pelo menos 20 toneladas de lixo tenham ficado na Avenida Goethe e redondezas, onde milhares de torcedores se reuniram para comemorar a conquista do tricampeonato da Libertadores da América na noite de quarta-feira (29). Os dejetos, que equivalem a quatro caminhões lotados, ainda estão sendo recolhidos pelas equipes, que trabalham com reforço.
Só na região da Goethe, a quantidade de lixo é maior do que a recolhida no entorno da Arena na semana passada, no primeiro jogo da final entre Grêmio e Lanús. Então, foram 16 toneladas recolhidas em dois dias de trabalho.
Nesta quinta-feira (30), 40 garis trabalharam com quatro caminhões no entorno. Inclusive, uma retroescavadeira precisou ser usada para recolher o lixo. O trabalho na avenida já terminou, mas outros pontos, como o Parcão, ainda deverão passar por limpeza durante a noite.
Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos, a quantidade de lixo gerada foi alta porque, desta vez, os torcedores estavam espalhados por diversos pontos da cidade, e não apenas no entorno da Arena, como na ocasião do primeiro jogo da final. Há ainda outros dois pontos onde há lixo a ser recolhido: na área central da cidade, por onde passou a carreata com os jogadores campeões, e no entorno da Arena.
Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalham ao longo do dia para fazer a limpeza dos dejetos, que deve se estender pelos próximos dias nas proximidades da Arena e no Centro da Capital, onde a sujeira ainda está sendo contabilizada. Apesar de uma grande quantidade de sujeira ter sido esperada, os números surpreenderam porque a estrutura foi reforçada nos locais onde havia concentração de torcedores: foram colocados 20 tonéis de lixo na região da Goethe e outros 20 no entorno da Arena, além de terem sido feitos serviços de roçada.