A partir deste sábado (25), Dia Internacional contra a Violência de Gênero, todos os ônibus da Capital exibirão cartazes com telefones de disque denúncia acompanhados da seguinte frase: "Meu corpo não é público! Assédio sexual é crime". A prefeitura de Porto Alegre, em conjunto com a ATP e as 12 empresas responsáveis pelo sistema de ônibus na Capital, lançou uma campanha de conscientização contra o assédio sexual no transporte público.
O lançamento da ação, que ocorreu durante a programação do projeto Prefeitura nos Bairros, na Esplanada da Restinga, na zona sul de Porto Alegre, segue até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, e integra o período de mobilização mundial de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.
— Em razão dos últimos episódios ocorridos em Porto Alegre, a prefeitura desenvolveu esta ação de conscientização. É uma campanha que alertas as pessoas sobre os direitos de usar o transporte público com dignidade. Porto Alegre é a 4ª Capital do país com maior número de registros de abuso em coletivos. Qualquer pessoa que presenciar uma situação de assédio pode tomar uma iniciativa e denunciar o caso — explicou Denise Ries Russo, secretária interina de Desenvolvimento Social e Esporte.
Além dos cartazes nos coletivos, a EPTC vai fazer ações educativas na Central de Atendimento do TRI, no centro da Capital.
Denúncias de assédio sexual podem ser feitas nos números de disque-denúncia 180, 190, 197 e 153.