Moradores da Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre, bloquearam a BR-290 no começo da tarde desta segunda-feira (2). A manifestação, entre o Km 98 e o Km 99, após a ponte do Guaíba, durou cerca de 40 minutos e ocorreu no sentido Capital-Interior. Liberada por volta das 13h45min, a rodovia já está com o fluxo normalizado.
O grupo, de cerca de 20 pessoas, alega que está sem energia elétrica e sem água na região desde as 18h de domingo. O problema foi agravado após o temporal que atingiu a Capital durante a noite.
— Temos crianças pequenas, elas têm asma e precisam da luz para usar o nebulizador — contou a moradora Juliana Almeida Leal, 22 anos.
Os participantes da manifestação também reclamaram da ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
— A gente estava protestando, e os policiais vieram aqui e jogaram gás de pimenta na gente, com as crianças e tudo — relatou a moradora.
GaúchaZH questionou a PRF sobre a ação de desobstrução da via e aguarda retorno. Conforme a CEEE, há cerca de 500 clientes sem energia elétrica na região das Ilhas. Uma equipe da companhia está no local. Se a CEEE constatar que o problema é de fácil resolução, é possível que a luz volte até o fim do dia. Caso contrário, não há previsão.
Os moradores prometem realizar novos bloqueios na BR-290 ao longo da tarde desta segunda-feira caso o abastecimento de energia elétrica e de água não seja restabelecido.