Confusão e um grande congestionamento marcaram na manhã desta quinta (19) a reabertura total da estação de transbordo de lixo de Porto Alegre, no bairro Lomba do Pinheiro, na Zona Leste. O local, que recebe todo o lixo doméstico da cidade e que depois é enviado para Minas do Leão, era palco de uma operação tartaruga desde ontem, devido a protesto de municipários.
— Não fechamos o acesso, mas estamos com uma operação tartaruga. A estação de transbordo é precária e os terceirizados trabalham sem condições mínimas — diz a professora Tzusy Estivalete, que participou do protesto dos municipários nesta manhã.
Por conta da manifestação, os caminhões ingressavam no local a cada meia hora. A abertura foi acompanhada pela Guarda Municipal, que reforçou o efetivo com 18 agentes.
— Alguns caminhões estavam trancando e atrasando a entrega do lixo. Mas mediamos a situação e conseguimos solucionar o problema — afirma o guarda municipal Glauber Zílio.
A situação ficou mais complicada por volta das 9h, quando todos os caminhos da empresa BA Meio Ambiente se deslocaram da zona norte de Porto Alegre para a estação. Cerca de 70 veículos estavam cheios de lixo, alguns desde a tarde de quarta-feira (18).
— Ontem (quarta-feira) fiquei das 8h30min às 12h. Hoje, cheguei às 7h20min e não tem previsão de entrar, não disseram nada — relatou, por volta das 9h, o motorista Antônio Carlos, em meio à longa fila de caminhões.
Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Surb), a previsão de regularização dos envio dos resíduos para o aterro sanitário de Minas do Leão é até a a manhã desta sexta-feira.
Conforme a pasta, 42 equipes da coleta domiciliar já voltaram ao serviço e outros 15 veículos da coleta automatizada estão nas nas ruas. A Secretaria informa ainda que o controle de quanto lixo está sendo descarregado também está prejudicado devido à queda de um raio na estação de transbordo, que afeta o sistema de informática.
A prefeitura encaminhou à procuradoria responsável informações e registros sobre a ação em frente à Estação de Transbordo para que sejam adotadas as medidas legais cabíveis.