O prefeito Nelson Marchezan afirmou, nesta sexta-feira, que Porto Alegre terá um decreto regulamentando os parklets nas ruas da cidade dentro de algumas semanas. O chefe do Executivo contou a iniciativa em vídeo gravado em Nice, na França, onde deu palestra em um evento de inovação.
– Vamos ter uma legislação que possibilita que isso aconteça em Porto Alegre, sob a análise da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), e vamos ter algumas empresas que vão colocar. É um espacinho a mais que se dá para restaurante, bar ou até para as pessoas poderem sentar e utilizar como lazer. Vamos poder começar a ter essas coisas que embelezam um pouco mais a nossa cidade – disse Marchezan, mostrando as estruturas em locais de estacionamento na cidade francesa.
O projeto, na Capital, está sendo capitaneado pela Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas. Titular da pasta, Bruno Vanuzzi afirma que "provavelmente, o decreto será assinado nesta semana". Ele adianta que, na Capital, seguirá o padrão das cidades de São Paulo e de Salvador.
Leia mais:
Depois do "tio do churros" ter carrinho furtado, clientes fazem vaquinha
Bombeiros resgatam homem que ficou pendurado em andaime de prédio
Parklets são plataformas semelhantes a decks, muitas vezes de madeira, que podem ser equipadas com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis e aparelhos para exercícios físicos.
Em maio do ano passado, a Câmara Municipal rejeitou um projeto de lei que autorizaria a extensão do passeio público para a instalação de parklets em vagas de estacionamento de automóveis ou no final de ruas sem saída. A proposta, de Marcelo Sgarbossa (PT), foi reapresentada e tramita no Legislativo.
Três anos atrás, a colocação da estrutura por estudantes da UFRGS na Rua Sarmento Leite gerou polêmica, e o deck foi retirado cinco dias depois pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Depois disso, a prefeitura formou um grupo de trabalho para planejar e implantar os parklets na cidade.