Um caminhão guincho que daria apoio em uma blitz da Operação Balada Segura foi "guinchado" na noite desta quarta (15), na Avenida Nonoai, na zona Sul de Porto Alegre. O caminhão, que havia sido deslocado para recolher outros veículos, estava com o licenciamento vencido. Além disso, o motorista não tinha habilitação específica (categoria C) para exercer este tipo de serviço.
– Fomos surpreendidos, mas os policiais que estavam lá sempre fazem este tipo de monitoramento com os veículos, principalmente com os que estão trabalhando na operação – destacou o Capitão Arthur Moraes, Comandante do Grupamento de Trânsito do Primeiro Batalhão da Brigada Militar, em entrevista ao programa Timeline Gaúcha nesta manhã.
Moraes explica que os guinchos que prestam apoio à Operação Balada Segura são contratados por meio de convênios que o Governo do Estado mantém com empresas. Como são chamados sempre que há uma blitz, os policiais verificam a situação no sistema do Detran.
- Todos têm que cumprir a lei. Muito mais aqueles que cumprem serviços públicos. Isso nos deixa preocupados, mas nós fazemos sempre esse tipo de procedimento. Os policiais “puxam” no sistema e verificam a situação dos guinchos. Eles notificaram o Detran e solicitaram a remoção - contou Moraes.
E completou:
– Desde que estou com esse grupo, há mais de um ano e meio, isso não tinha acontecido, mas estamos sempre espertos. A fiscalização deve servir para todos – afirma.
Com o recolhimento do guincho, outro caminhão foi chamado para apoiar a operação. Desta vez, o veículo estava em situação regular, afirmou o policial.