Estacionada há quatro meses na esquina das ruas Cabral e São Manoel, uma Kombi sem placas e com pneus furados é o pivô de uma controvérsia no bairro Rio Branco, em Porto Alegre.
Moradores se queixam do estado de abandono do veículo, que, em seu interior, tem lixo e colchões – na manhã desta segunda-feira (26), um morador de rua dormia dentro dele quando a reportagem da Rádio Gaúcha chegou ao local. Além disso, por estar em um cruzamento, alegam que o veículo prejudica a visão de quem tenta fazer a conversão da São Manoel para a Cabral. A situação foi denunciada no aplicativo Pelas Ruas, iniciativa conjunta de ZH, Gaúcha e RBS TV.
– Faz uns três ou quatro anos que ela está na região. Há um tempo atrás colocaram na São Manoel e agora está aqui. Virou lugar para moradores de rua dormir. Muitos depositam lixo no local – disse o comerciante Anastácio Nicolaides.
O designer Michel Poloni, 35 anos, dono da Kombi, explica que o veículo não estava abandonado, e sim apenas estacionado. O furgão verde-oliva era utilizado para carregar instrumentos de sua banda, a Angry Bullets. Ele conta que, no ano passado, a Kombi havia sido roubada. Quando a buscou no depósito da polícia, pediu que o guincho a deixasse no local, por não ter espaço na garagem. Para Poloni, as denúncias de vizinhos foram feitas porque o veículo ocupa uma vaga cobiçada na rua.
– Tem gente que é contra ela ficar ali porque querem parar os carros, mas muitos tem medo porque não sabem o que ela é. Eu moro aqui desde 1989 e a minha família sempre deixou os carros na rua – explica.
Leia mais
Vazamento de esgoto abre buraco em calçada no bairro Rio Branco
Falta de iluminação aumenta sensação de insegurança nas ruas de Porto Alegre
VÍDEO: buraco bloqueia garagem de prédio na Bela Vista desde maio
Não é a primeira vez que a Kombi causa controvérsia. Poloni diz que "coleciona" avisos de abandono da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) – os vizinhos até já chamaram a polícia por causa do transporte:
– A EPTC e a polícia sabem que o veículo não é abandonado, eu vou ali e justifico. Ela está estacionada numa vaga legal, não tem nada de ilegal nela.
Porém, a EPTC afirma que sem placas, com vidros quebrados e com sujeira no entorno, a Kombi está em estado de abandono e foi guinchada pelo órgão. A assessoria de imprensa informou que a empresa já tinha conhecimento do caso e, por isso, levou o veículo.
Conforme a empresa, nos últimos três anos, cerca de mil veículos abandonados foram retirados das ruas de Porto Alegre. As denúncias podem ser feitas através do telefone 156.
Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.