A Prefeitura de Porto Alegre e o Ministério das Cidades assinaram contrato nesta quinta-feira (25) para construção de 1.298 unidades habitacionais para reassentamento de moradores da Vila Nazaré e de áreas de risco e invadidas do Parque Chico Mendes e Jardim das Cachoeiras. O Loteamento Irmãos Maristas será construído no bairro Mário Quintana, na zona norte da cidade, e contará com investimento de R$ 112,4 milhões do governo federal. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, esteve na Capital para liberar a obra.
– Quero ver esse canteiro de obras funcionando em até 30 dias. Se não estiver, me avisem, prefeito – disse o ministro durante discurso ao lado de Nelson Marchezan.
O prefeito criticou as invasões, porque parte das pessoas que serão reassentadas moram em áreas invadidas, e também fez questão de destacar a viabilidade da obra.
Leia mais:
Obras que facilitarão acesso à Arena do Grêmio param por falta de dinheiro
Prefeitura tem até dezembro para indicar terreno para centro de eventos
– Nossos contratos serão cumpridos, vão chegar na vida real de quem mais precisa – destacou Marchezan.
Além das 1.298 casas e apartamentos, serão construídos no loteamento 54 unidades de comércio e serviço, duas praças, uma escola de ensino fundamental e um posto de saúde. A obra tem prazo estimado de um ano e meio.
O diretor do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Mário Marchesan, disse que a terraplanagem da área já foi realizada e que as famílias já foram selecionadas.
– Isso é fruto da remoção do pessoal da Vila Nazaré, nas proximidades do aeroporto. Nós estamos atrasados, estamos em débito com a comunidade e finalmente destravamos – ressaltou o diretor.
Com a retirada das famílias da Vila Nazaré, a Infraero afirmava que poderia começar a extensão de pista do Aeroporto Salgado Filho. No entanto, agora cabe à empresa alemã Fraport, que terá a concessão por 25 anos do terminal, definir o início dos trabalhos.