A Secretaria Municipal de Turismo (SMTur) de Porto Alegre realiza nesta quarta-feira a primeira exibição pública do vídeo promocional da Capital como destino turístico friendly (amigável) para a comunidade LGBT (sigla que designa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).
Leia também:
Suicídio de menino homossexual leva Colômbia a tratar tema em aula
Porto Alegre está entre os sete destinos gay-friendly certificados pela Embratur
A exibição ocorrerá no Auditório Luis Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana, às 15h. Na ocasião, também será lançada a cartilha do Programa Porto Alegre LGBT, que visa à preparação dos prestadores de serviços turísticos para melhor recepcionar esse público.
Desde o lançamento do programa, no ano passado, a SMTur tem realizado oficinas de capacitação em hotéis, restaurantes, cafés, casas noturnas, bares, entre outros serviços. A ideia é disseminar conceitos de hospitalidade e de boas práticas de atendimento ao público LGBT, responsável por 10% do movimento do turismo em todo o mundo e por um faturamento no Brasil na faixa de R$ 150 bilhões anuais.
– O vídeo é a peça promocional mais impactante. É voltado às redes sociais, em que conseguiremos atingir o público-alvo de forma mais eficiente – avalia o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.
O Programa Porto Alegre LGBT tem entre as propostas estabelecer diretrizes de acolhimento a esse público. Os estabelecimentos interessados em aderir à iniciativa passam por qualificações específicas, realizadas pela Escola Social de Turismo da SMTur. Ao fim dessa etapa, os empreendedores assinam uma carta pela qual se comprometem com os princípios propostos. Depois disso, podem adotar o selo Porto Alegre LGBT, que distingue os locais como serviços LGBT friendly.
Material tem foco em turista mais maduro
Primeira cidade do Brasil a ter reconhecida uma relação homoafetiva como união estável, a Capital também foi a segunda a incluir a parada livre na agenda oficial de eventos – a primeira foi São Paulo. Em 2015, a cidade ingressou na lista dos sete destinos gay friendly do país, certificados pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
– Porto Alegre é uma das cidades mais avançadas neste sentido – elogia Marcelo Michieletto, presidente da Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat GLS).
Com versões de dois e de três minutos e sem falas, o vídeo terá a apresentação do diretor Beto Souza, com a participação da cantora Valéria Houston e da atriz Evelin Ligocki. O material estará disponível em portoalegre.travel/lgbt.
– É uma peça que será compreendida no Brasil, na Indonésia, na Malásia. Mostra pontos turísticos da cidade, dando uma perspectiva histórica, da arte, da natureza, dos parques, de forma direcionada a um público mais maduro do segmento LGBT – diz o secretário municipal de Turismo.