O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou poucos minutos após o começo do segundo dia de provas o tema da redação do Enem deste ano: "caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil".
O Enem tem tradição de abordagem problemáticas sociais do país na redação. No ano passado o tema foi a violência contra a mulher, proposta que foi elogiada por professores e candidatos.
Segundo a professora de redação do cursinho Unificado, Luísa Canella, o tema é bastante atual e será de fácil compreensão pelos candidatos, principalmente aqueles com mais leitura e senso crítico.
"É um tema que aparece dentro de um contexto importante para o país. Temos muitas religiões, que precisam ser respeitadas", disse.
Ela ainda afirmou que o tema do ano passado talvez tenha sido um pouco mais fácil, mas acredita que os textos de apoio devem ajudar este ano a desenvolver a argumentação.
Hoje os candidatos têm cinco horas e meia para fazer a redação e 90 questões de linguagens e matemática. O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira.