A jaqueta que Pedro Geromel usava quando atendeu a ligação chamando ele para o Grêmio, um casaco pesado que virou para o craque colorado Valdívia um símbolo da chegada ao Rio Grande do Sul, um casaco de lã "tão quentinho e tão bonitinho" que a atriz Gloria Menezes ganhou do filho, Tarcisinho, um blusão colorido feito pela sogra do comunicador Marcos Piangers para a neta – que deixava a pequena Aurora "parecendo uma irlandesinha".
Essas e outras peças foram doadas por personalidades de destaque no cenário cultural, empresarial, jornalístico e esportivo a uma Galeria de Memórias, que está em exposição no Shopping Praia de Belas desde a última quinta-feira, em ação da Campanha do Agasalho do Governo do Estado.
– É um incentivo para as pessoas doarem e entenderem que este é um gesto solidário e importante. Sabe aquela roupa no fundo do armário, que tem um valor sentimental, mas a gente não usa mais? Outra pessoa com certeza vai dar uma utilidade melhor pra ela – destaca Tiago Dimer, diretor de Publicidade e Marketing do Estado.
Leia mais:
Campanha do agasalho da comunidade judaica recolhe 45 mil peças em oito horas
"Loja" de roupas a céu aberto doa agasalhos para moradores de rua
Varal liga quem precisa de agasalhos e quem tem peças para doar
A exposição vai até sábado no Shopping Praia de Belas e, no domingo, vai ao Iguatemi, onde fica até dia 15 de julho. Depois, a ideia é realizar um leilão simbólico das peças, tendo como moeda a doação de cobertores – ainda não foi definido o local e a data do evento.
Questionado se, em vez de expostos, os casacos não teriam melhor uso aquecendo quem precisa, Tiago destaca que a ideia é fazer dos looks cedidos uma inspiração.
– Não são essas doze roupas que vão resolver o problema, mas sim incentivando um grande número de gaúchos a doar mais e com mais cuidado – diz Tiago, lembrando que parte das roupas são doadas em mau estado.
Se você for conferir a exposição, não se esqueça de levar um agasalho para doar: há um ponto de coleta no final da galeria. A Defesa Civil do Estado também recebe peças na Central de Doações, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1.301, em Porto Alegre), e também é possível doar nos supermercados do Grupo Zaffari e Bourbon, nos quartéis do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar, nas rodoviárias municipais, nas agências do Banrisul e do Banco do Brasil, no Shopping Total e no Viva Open Mall.
Colaborou Bárbara Müller