Você lembra que, em dezembro do ano passado, foi instalado um frigobar no Bom Fim para que a vizinhança doasse aos moradores de rua a comida que não consumiria mais? Lembra também que o eletrodoméstico foi roubado no mesmo mês?
Com uma geladeira doada, o “Rango Solidário” voltou à calçada da Rua Tomaz Flores neste ano, mas não demorou para que sofresse um novo golpe. O eletrodoméstico foi instalado em 19 de fevereiro, com correntes mais resistentes, e, em 22 de março, roubaram-lhe o motor.
Leia também:
A cada 47 minutos, um pedestre é alvo de ladrões no centro
Funcionários do Hospital Cristo Redentor relatam rotina de medo
Dono de Audi que provocou atropelamento no Parcão tem 52 multas
Os moradores ficaram decepcionados, mas garantem que vão deixar a iniciativa morrer. A promessa é de que uma nova geladeira começará a operar ainda na próxima semana a alguns metros do endereço original, na Rua Irmão José Otão.
– Cada dificuldade ajuda a gente a melhorar o projeto – destaca Diego Mattos, 33 anos, um dos empreendedores sociais da agência Smile, idealizadora da ação.
A nova geladeira ficará em frente a um estacionamento. O sócio do estabelecimento, Divino Aguiar, 65 anos, conta que o eletrodoméstico será fixado dentro do terreno, protegido pela grade, de forma que apenas a porta fique acessível da calçada.
– É muito bom o projeto, e chamou a atenção porque por aqui tem muitos moradores de rua, que não tem o que comer – diz Aguiar, acrescentando que a comunidade abraçou o projeto.
A agência de marketing social que criou o "Rango Solidário" está intermediando o contato entre pessoas que querem doar geladeiras e quem quer "adotá-las", para dar continuidade à iniciativa. Recentemente, um refrigerador adesivado com o nome do projeto foi levado para São Leopoldo. Mais informações pelo e-mail contato@smileflame.com.