Réu na Justiça Eleitoral em um processo por compra de votos, o vereador Cássio Trogildo (PTB) assume a presidência da Câmara de Porto Alegre nesta segunda-feira. Além dele, outros cinco parlamentares eleitos para a Mesa Diretora tomarão posse em sessão especial, às 15h, no Plenário Otávio Rocha.
Trogildo recebeu 23 votos favoráveis e três contrários. Fernanda Melchionna e Professor Alex Fraga, do PSOL, além de Marcelo Sgarbossa, do PT, votaram contra a indicação do vereador para a presidência da Câmara.
Após as eleições de 2012, Trogildo foi acusado pelo Ministério Público de ter utilizado a estrutura da Secretaria de Obras de Porto Alegre – da qual ele havia sido titular até março daquele ano – para "prestar serviços asfálticos e de iluminação em desacordo com a lei para angariar votos".
Em 2013, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato do parlamentar. No entanto, a defesa de Trogildo recorreu, e, em outubro do ano passado, o vereador foi mantido na Câmara temporariamente por meio de uma liminar obtida junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conforme a Diretoria Legislativa da Câmara, caso Trogildo tenha o mandato cassado novamente neste ano, haverá convocação de nova eleição para a presidência.
Confira, abaixo, os outros integrantes da Mesa Diretora eleitos para 2016:
1º vice-presidente – Guilherme Socias Villela (PP)
2º vice-presidente – Delegado Cleiton (PDT)
1º secretário – Paulo Brum (PTB)
2º secretário – Engenheiro Comassetto (PT)
3º secretário – Mário Manfro (PSDB)