Quando começarem as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, Porto Alegre ainda estará lutando para concluir obras da Copa do Mundo de 2014.
De 15 melhorias urbanas planejadas para o torneio de futebol e acompanhadas por ZH há quatro anos, 11 venceram o prazo de conclusão previsto na ordem de início das obras, três foram entregues, e a ampliação do terminal do aeroporto Salgado Filho, embora não tenha ainda ultrapassado a data prometida, não ficará pronta a tempo.
O tempo médio de demora além do esperado para essas 11 obras, até o momento, já chega a um ano e 10 meses. A trincheira da Anita Garibaldi é a campeã da postergação: 923 dias a mais, ou cerca de dois anos e meio. Se fossem simplesmente somados todos os dias de atraso de cada construção sonhada para a Copa, alcançariam nada menos do que 20 anos - cálculo contestado pela prefeitura por somar atrasos simultâneos, já que as obras estão em andamento ao mesmo tempo.
Na verdade, nem todas as obras estão em curso. A implantação de uma trincheira na Plínio Brasil Milano nem sequer tem previsão para começar em razão da dificuldade em obter a reintegração de posse de um terreno. O engenheiro da prefeitura responsável pelas obras de mobilidade urbana, Rogério Baú, argumenta que as dificuldades para liberar áreas é um dos principais motivos para os constantes adiamentos de prazo.
- Essas liberações não dependem exclusivamente da prefeitura, da nossa governança. Obras que não dependeram disso foram entregues a tempo, como no entorno do Beira-Rio - sustenta Baú.
Mas mesmo melhorias que não dependiam de desapropriações, como os BRTs João Pessoa, Bento Gonçalves e Protásio Alves ingressarão em 2016 com longas demoras para conclusão. A prefeitura promete para o primeiro semestre a entrega dos BRTs da Protásio e da Bento, e é possível que as alças do viaduto da Bento também fiquem prontas. O resto fica para a Olimpíada.
Clique nas fotos abaixo e veja, em detalhes, o estágio de cada uma das obras.