A assinatura dos contratos com as vencedoras da licitação do transporte público de Porto Alegre ocorre na sexta-feira. As empresas terão até 180 dias para início das atividades, previstas para abril de 2016. O resultado da licitação foi homologado nesta segunda-feira à tarde pelo prefeito José Fortunati. As informações são da Rádio Gaúcha.
As empresas que formam os quatro consórcios vencedores da licitação são as mesmas que já operam o sistema atualmente. No entanto, elas deverão seguir novas regras quanto a frota, lotação, oferta de ar-condicionado e prestação de contas.
Identificados dois suspeitos de atear fogo a ônibus na Vila Cruzeiro
Justiça nega pedido para suspender licitação do transporte coletivo
A partir do início da operação, 25% da frota de cada consórcio terá de estar equipada com ar-condicionado. Em até 10 anos, 100% dos ônibus deverão contar com o equipamento.
A expectativa é de que a lotação dos coletivos seja menor, já que a licitação prevê a diminuição de seis para quatro passageiros por metro quadrado (m²). Para atender à determinação, a frota das empresas será ampliada em 72 veículos . Atualmente, há 1.709 ônibus rodando em Porto Alegre, número que passará para 1.781.
Além do Conselho dos Usuários, que terá de ser instituído nos primeiros meses de contrato, o Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) seguirá acompanhando o serviço e analisando os pedidos de aumento das tarifas.
Passageiros buscam alternativas após ônibus deixarem de circular em Porto Alegre
Imagens mostram o início do fogo ateado por criminosos em ônibus na Cruzeiro
Identidade visual
Nesta segunda-feira, também foi divulgada a nova identidade visual dos ônibus. Veículos da cor azul serão da zona sul de Porto Alegre, verdes da zona leste, vermelhos da zona norte, e laranjas, da Carris. O tamanho dos letreiros também foi modificado para facilitar a visualização por parte dos usuários.
Consórcios
Abaixo, está a lista dos consórcios vencedores e das empresas que os compõem. Também é possível averiguar quem opera os trechos atualmente.
Bacia Norte Lote 1 - Consórcio Mob Mobilidade em Transportes (empresas Sopal, Nortran e Navegantes, atual consórcio Conorte).
Bacia Norte Lote 2 - Consórcio Mob Mobilidade em Transportes (empresas Sopal, Nortran e Navegantes, atual consórcio Conorte).
Bacia Sul Lote 3 - Consórcio Sul (empresas Trevo, VTC, Belém Novo e Restinga, atual consórcio STS).
Bacia Sul Lote 4 - Consórcio Sul (empresas Trevo, VTC, Belém Novo e Restinga, atual consórcio STS).
Bacia Leste/Sudeste Lote 5 - Consórcio Vialeste (empresas VAP, Estoril e Presidente Vargas, parte do atual consórcio Unibus).
Bacia Sul Leste/Sudeste 6 - Consórcio Sudeste (empresas Sudeste e Gazômetro, parte do atual consórcio Unibus).
*Rádio Gaúcha