Nesta sexta-feira, tapumes cobriam cerca da metade do estacionamento da Usina do Gasômetro, e estacas já seguiam até a altura da Rótula das Cuias, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. O material está sendo colocado devido à revitalização da orla do Guaíba e deve seguir no local até 2017.
O trecho com tapumes cobre cerca de 80 estancas - há outras 48 a serem completadas. A barreira tem cerca de dois metros de altura e se estenderá por 1,3km. Tudo o que antes ficava na área será transferido para outros locais. O estacionamento e o tráfego de pedestres e ciclistas ainda estão liberados no local.
Orçada em R$ 60,6 milhões, a revitalização do trecho tem financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF), órgão do Banco Mundial. O projeto, do arquiteto paranaense Jaime Lerner, prevê novos passeios, ciclovia, ancoradouro, deques, bares e restaurantes - inclusive um flutuante sobre o Guaíba. Os trabalhos serão realizados pelas empresas vencedoras da licitação, que formam o consórcio Orla Mais Alegre.
Trecho da orla do Guaíba ficará isolado por tapumes até 2017