Enquanto conversava com a repórter, Fabiano Dias, 37 anos, empresário, precisava ficar afastando grande quantidade de mosquitos do rosto. Diz que eles surgem no antigo laguinho da Praça Libanesa, cuja falta de manutenção é alvo de muitas críticas dos moradores.
- Isso aqui antigamente era um lago, tinha cágado, peixes. Agora virou um criadouro de mosquitos - queixa-se o empresário.
- Era uma das praças mais bonitas de Porto Alegre, o pessoal vinha de todos os bairros para frequentá-la, e hoje ela está jogada - complementa.
Além dos mosquitos, a estudante Paula Pandolfo, 27 anos, queixa-se dos brinquedos disponibilizados para as crianças - muitos estão degradados. Alguns balanços enferrujaram e caíram.
- Está tudo meio sucateado - diz.
A falta de poda de árvores e a grama alta também chama atenção - o mato chega a tornar alguns pontos inacessíveis. O bancário Romeo Dewes, 52 anos, afirma que há muita demora entre uma roçada e outra e ainda critica a pavimentação:
- Os calçamentos também estão ruins para quem quer correr ou caminhar.
A reportagem flagrou diversos focos de lixo espalhados pela praça. A sujeira é uma das reclamações de Maria de Matos, 30 anos, auxiliar de serviços gerais, que vê na praça um potencial desperdiçado.
- Como está mal cuidada, está sendo menos frequentada. Podia ser bem melhor a praça.
De quem é a responsabilidade?
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) afirmou que a Praça Libanesa foi adotada pelo Lindoia Tênis Clube e que, em decorrência da falta de manutenção da mesma, a "Smam está encaminhando rescisão do termo de adoção e passará a realizar a manutenção da praça". Já o Lindóia Tênis Clube afirma que já "desadotou" a praça em janeiro de 2010, não ficando mais responsável por sua manutenção, devido a discordâncias. O clube destaca que foi encaminhado ofício para Smam com comunicado.
A Smam informou ainda que pediu uma vistoria do DEP no local para averiguar o buraco. No que se refere ao lago, há previsão de melhorias para área, ainda sem prazos definidos, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente - existe projeto para reurbanização integral da praça, já concluído, e a obra consta da programação, mas não há previsão orçamentária para 2015.