A primeira lembrança que Everton Schneider, 33 anos, tem da Rua Duque de Caxias remete aos tempos de escola, quando vinha de Novo Hamburgo fazer um curso na Capital e observava o cenário de dentro do ônibus. Hoje, morando no bairro Higienópolis, a considera sua rua favorita e não perde a oportunidade de fotografá-la.
- Caminhando pelas ruas de Porto Alegre, eventualmente venho ao Centro, e daí passo pela Duque também - destaca o analista de sistemas.
A atração que mais lhe encanta na Duque foi a inspiração para o registro que inscreveu no desafio #MinhaRuaFavorita, lançado pela seção Pelas Ruas no final de setembro. A paisagem do grandioso Viaduto da Borges é uma das 20 mais belas fotos postadas segundo a Editoria de Imagem de Zero Hora.
- Ainda se mantém o paralelepípedo na rua, o corrimão característica bem antiga, a iluminação... Tudo isso dá valor para a cidade - afirma.
Mas os encantos da Duque não param por aí. Everton ainda destaca a arquitetura dos prédios, o Museu Júlio de Castilhos e a Catedral Metropolitana, que começou a ser construída na década de 1920. Destaca o tamanho da cúpula da igreja, que atinge 65 metros de altura e 18 de diâmetro
- É gigantesca, dá para ver de vários pontos da cidade - comenta.
Everton postou imagem no Instagram: "No centro em um dia qq! A beleza da vista da Rua Duque de Caxias"
Mais de 200 imagens foram compartilhadas com Zero Hora nas redes sociais durante duas semanas, revelando, com sensibilidade e criatividade, pedaços de Porto Alegre que encantam os leitores. Com as hashtags #ZHPelasRuas e #MinhaRuaFavorita, moradores da Capital reverenciam vias em vários cantos da cidade, e a Editoria de Imagem de Zero Hora selecionou 20 registros, avaliando as fotografias e as legendas mais criativas com o tema "Minha Rua Favorita". Confira as fotos escolhidas:
No começo do desafio, quatro colunistas também indicaram suas ruas favorita na Capital. Saiba por qual via Rosane de Oliveira, Tulio Milman, Fernanda Pandolfi e Luciano Potter têm uma afeição especial.