Em reunião extraordinária na tarde desta terça-feira (27), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre, anunciou a perda de mandato do vereador Cassio Trogildo (PTB). A medida cumpre decisão do ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, em setembro, determinou a cassação do mandato do vereador por abuso de poder político e econômico.
Além do presidente Mauro Pinheiro (PT), participaram da reunião a vereadora Jussara Cony (PCdoB) e os vereadores Delegado Cleiton (PDT), Waldir Canal (PRB) e Paulinho Motorista (PSB). O afastamento deve ser publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial.
A decisão do ministro Fux prevê que os votos obtidos pelo vereador devem ser revertidos para o PTB, portanto Carlos Henrique Casartelli assume como títular da vaga. Casartelli, que ocupava um cargo de suplente, deixou a Casa na última semana para entrada do vereador Dr. Humberto Goulart (ex títular da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio). A posse dele deve ocorrer na próxima terça-feira.
Trogildo ainda pode solicitar que o agravo seja analisado pelo plenário do TSE. O vereador não foi encontrado para se manifestar sobre o assunto. A defesa do político diz que já recorreu da decisão do TSE.
Após as eleições de 2012, Trogildo foi acusado pelo Ministério Público de ter usado a estrutura da Secretaria de Obras da Capital, da qual ele havia sido titular até março daquele ano, para "prestar serviços asfálticos e de iluminação em desacordo com a lei para angariar votos".