Na próxima terça-feira, 5, Dia Mundial da Asma, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio da Área Técnica das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, promove uma ação no Largo Glênio Peres para chamar a atenção sobre a doença.
Confira dez dicas de limpeza e organização para as casas dos alérgicos
As atividades acontecerão das 16h às 19h. As equipes conversarão com a população sobre as características da asma, as formas de prevenir, os métodos de tratamento e como buscar atendimento na rede pública de saúde.
Leia outras notícias sobre saúde
Também farão testes com o uso de um espirômetro, equipamento que mede a capacidade pulmonar. Através dele, os técnicos podem avaliar o estágio da doença e até mesmo detectar a asma em pessoas que não sabem que têm o problema.
Leia outras notícias do dia
A asma é uma doença respiratória crônica que atinge de 15% a 20% da população brasileira. No Rio Grande do Sul, a ocorrência de crises é mais intensa nos meses de inverno. A maior parte das cerca de 2 mil internações anuais por asma em Porto Alegre ocorre em crianças, mas a mortalidade é muito baixa. Já os idosos representam a maior parte dos óbitos.
Em 2014, foram registradas 29 mortes relacionadas à asma na capital gaúcha, sendo 80% dessas de idosos. Nos primeiros dois meses de 2015, houve três óbitos, todos de pessoas com mais de 60 anos.
Curta nossa página no Facebook