Desde sábado, o Aeroporto Salgado Filho tem servido de abrigo para uma haitiana que pretende iniciar a viagem de volta ao seu país de origem somente na semana que vem.
Segundo o Núcleo de Polícia Aeroportuária da Polícia Federal (PF), ela tem uma passagem comprada para embarcar para São Paulo no dia 9 de março. De lá, embarcaria para o Panamá, e, na sequência, para o Haiti. A PF não informou o nome da mulher, que também não quis revelá-lo à reportagem.
De vestido escuro e chinelo rosa, a haitiana passou a segunda-feira perambulando pelo aeroporto. A cena chamou a atenção de passageiros e funcionários, que tentaram ajudá-la. Alguns ofereceram comida e até dinheiro, mas ela recusou. À intérprete Jaqueline de Carvalho Rocha, a mulher contou que teria trabalhado em uma clínica geriátrica e como doméstica no Brasil, mas que estaria desempregada.
Novos imigrantes mudam o cenário do Rio Grande do Sul
Leia mais notícias sobre imigrantes
Conforme o delegado José Antonio Dornelles de Oliveira, a mulher reside no país há cerca de um ano e sua situação é legal. O último endereço da estrangeira teria sido em Camboriú, em Santa Catarina, mas ainda não se sabe como ela veio parar no Rio Grande do Sul.
Nesta terça-feira, novas tentativas de levá-la para um abrigo melhor foram feitas, mas não tiveram sucesso. Membros de igrejas e associações tentaram convencê-la, inutilmente, a esperar pelo dia do embarque em um local mais confortável. Ela também recusa ajuda para tentar remarcar a passagem junto à companhia.
- Não chega a ser comum, mas também não é a primeira vez que uma situação dessas acontece. Muitas vezes, essas pessoas se sentem mais seguras aqui (no aeroporto) do que em outro lugar. Enquanto isso não estiver causando nenhum risco à segurança, nós temos de respeitar o direito de ir e vir do indivíduo - diz o delegado.
A Infraero e a PF monitoram a situação da haitiana, que já recebeu atendimento médico - nenhum problema de saúde foi identificado - e tem comido o que recebe como doação da comunidade aeroportuária.
Confira as últimas notícias de Zero Hora